es-COMPREENDENDO A CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Chama-se captação de eventos a uma disputa de campanhas promocionais entre destinos que são candidatos a acolher um evento, regular e itinerante, cuja sede ainda não está definida e cujo entidade ou empresa promotora é receptiao a esse deslocamento.
NÃO SE TRATA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NEM PATROCÍNIOS, MAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CIDADE SEDES ! Saliento isso porque inúmeras vezes deparei com pessoas com essa associação de temáticas.
Esse procedimento de movimentação ocorre frequentemente nos congressos, eventos promovidos por entidades representantes de um setor, área de especialidade ou interesse (sociedades, associações, federações) e que possuem sócios espalhados por uma determinada região (estado, país, continente). Como forma de democratizar o acesso a esses acontecimentos, os dirigentes da entidade determinam (ou sugerem) o rodízio entre as localidades, geralmente impondo regras para a submissão de candidaturas. Exemplos amplamente divulgados de candidaturas de sedes são as Olimpíadas, promovidas pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional) e a Copa do Mundo da FIFA, ambos eventos regulares e itinerantes.