O QUE É UM CVB?
CVB é a sigla utilizada por um Convention & Visitors Bureau, nome dado a uma REDE DE EMPRESAS QUE COMPOEM A OFERTA TURÍSTICA DE UMA LOCALIDADE. Elas se unem com o propósito
de promover o desenvolvimento econômico e do turismo e aumentar a sua geração de receita , por
meio do aumento do fluxo de visitantes de negócios, de eventos e, em alguns
casos, de lazer.
No Brasil, essas organizações geralmente assumem a forma
jurídica de associações, institutos e
fundações privadas. Concentram-se na PROMOÇÃO DA LOCALIDADE OU REGIÃO DE FORMA CONJUNTA, VISTO QUE A TOMADA DE DECISÃO PELA LOCALIDADE ANTERECE A ESCOLHA DOS FORNECEDORES.
A origem dos CVBs, está relacionada ao período pós Revolução Industrial nos Estados Unidos, e às convenções de vendas que se realizavam devido às feiras de negócios criadas para auxiliar no escoamento da produção em escala. O jornalista Milton Carmichel, recém chegado à Detroit, no ano de 1896, escreveu um artigo que incitava os hoteleiros a agir pro ativamente para trazer (captar) esses eventos, garantindo assim a ocupação dos quartos e a geração de receitas para a cidade. A hotelaria reunida, organizou o Detroit Convention & Businessmen League e um ano depois definiu Carmichel como o representante de vendas do destino . Assim, ele se tornou o primeiro captador de eventos da história.
A partir da ideia dos empresários de Detroit várias cidades estadunidenses passaram a criar organizações similares, espalhando-se em bem pouco tempo pela América do Norte e Europa, quando então adotou-se pela primeira vez o nome Convention Bureau (CB), em Londres. Com o passar do tempo, agregou-se a palavra Visitors, usada pela primeira vez em Nova Iorque já na década de 70. NA AMÉRICA DO SUL, O BRASIL FOI O PIONEIRO NESSA INICIATIVA, COM A FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU (1983), seguido pelo Rio de Janeiro (1984). Não há dados sobre a quantidade de CVBs no mundo atualmente, mas a UNEDESTINOS - União Brasileira de CVBs e Entidades de Destinos reune 44 associados (unedestinos.com.br) em julho de 2018.
Para o alcance dos seus objetivos de aumento do fluxo de turistas e geração de negócios, os CVBs utilizam DIVERSAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE DESTINOS dentre elas a captação de eventos itinerantes, o desenvolvimento de projetos e defesas de candidaturas. Outras ações frequemente sob responsabilidade dos CVBs:
- Elaboração e aplicação de pesquisas de mercado com compradores
- Estruturação, organização e gerenciamento da prestação de informação sobre a oferta turística do destino
- Produção de material promocional, impressos e pricipalmente digitais, gestão de mídiais sociais, relações públicas e divulgação do destino
- Planejamento e atendimento de visitas técnicas de inspeção
- Desenvolvimento de ações de relacionamento com compradores, imprensa e formadores de opinião
- Apoio ao planejamento de eventos
- Suporte às ações de capacitação e qualificação da oferta turística